Confira as últimas atualizações do app Tô no Mapa

Acervo ISPN/Bento Viana

Integração com a Plataforma de Territórios Tradicionais do CNPCT/MPF está entre os destaques 

De junho a dezembro de 2021, vários avanços foram conquistados pela iniciativa Tô no Mapa. Atualizações realizadas no aplicativo trazem mais segurança para as comunidades cadastradas e também para os dados coletados pelo app. 

As principais atualizações do período foram:

1 – A integração com a Plataforma de Territórios Tradicionais do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) juntamente com Ministério Público Federal (MPF) está concluída. Este passo caracteriza um grande avanço, pois abre portas na luta pela garantia de direitos, reconhecimento e proteção dos territórios tradicionais. Os dados inseridos na plataforma via Tô no Mapa poderão ser consultados por procuradores em casos de conflitos, por exemplo. 

2 – Também houve uma atualização no fluxo de cadastro e aprovação. Quando a comunidade finaliza seu cadastro, os dados entram em análise e, enquanto a análise não for concluída pela equipe do Tô no Mapa, o app estará bloqueado para qualquer alteração. Caso seja necessário realizar ajustes , o usuário recebe  uma notificação para fazer as alterações. Quando o cadastro está ou for finalizado sem pendências, ele é sinalizado em verde e o aplicativo é novamente bloqueado. É possível solicitar a reabertura do cadastramento pelo link ‘Contato’ do site tonomapa.org.br. Esta atualização gera mais segurança para quem analisa e aprova os cadastramentos, bem como dá maior transparência para quem cadastra. 

3 – Melhorias de performance do usuário também foram realizadas e o código desenvolvido no ambiente do projeto está disponível em https://gitlab.com/eita/tonomapa. O app Tô no Mapa é desenvolvido em software livre e disponibiliza o link para interessados em compartilhamento de tecnologias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *