Cocalinho: conheça o quilombo pelo olhar de quem vive no território
“O automapeamento foi muito importante para nós porque trouxe um processo de conhecimento e deu credibilidade ao território a nível estadual e nacional”, comemora Leandro Santos, quilombola nascido e criado na comunidade de Cocalinho, localizada na cidade de Parnarama, no leste do Maranhão.
Em uma região marcada pelo forte avanço do agronegócio, o Território Quilombola de Cocalinho, que reúne 180 famílias, é um respiro em meio a monoculturas e grandes fazendas. Uma cultura ancestral contada e registrada quase diariamente por Leandro, comunicador popular que descobriu o poder das lentes na divulgação (e proteção) da cultura e dos modos de vida do seu povo. Além disso, viu no aplicativo do Tô no Mapa uma oportunidade de fortalecer ainda mais a luta por direitos territoriais. “O Tô no Mapa deu uma visibilidade ao território, trouxe a questão de ter o cuidado e a autoproteção das pessoas da comunidade. Ele mostra que aqui se tem uma comunidade tradicional”.
Que tal viajar junto com a gente e conhecer este território pelo olhar de Leandro?
Assista ao vídeo e veja o recado de Leandro:
Ficou com gostinho de quero mais? Tem Instagram? Acompanhe o dia a dia da comunidade! Segue lá: https://www.instagram.com/quilombo_cocalinho_comunidade/